fbpx
Futebol Australiano

Futebol Australiano

Jogo entre Melbourne e Tasmania, em 1933. Estádio vazio? Nunca mais. / Foto: Google Images

 

Mais um filho do rugby – e sobrinho do nosso futebol jogado com os pés – o Futebol Australiano começou no século XIX como uma forma de manter jogadores de críquete em ritmo de partida durante as férias, mas cresceu, evoluiu e agora é uma verdadeira paixão nacional na Land Down Under.

Codificado em 1859, o que faz dele o futebol mais antigo do mundo (o nosso só viria a ter as regras publicadas em 1863 e o rugby, em 1871) como “Futebol de Melbourne” (uma tradução de Melbourne Rules Football, algo como futebol à moda de Melbourne), o irmão mais velho do futebol americano ainda foi conhecido como Futebol Vitoriano, antes de ganhar toda a ex-colônia britânica e se tornar, ao lado do rugby, um esporte nacional.

E não demorou muito para as primeiras ligas se formarem. Os primeiros clubes a aparecerem foram o Castlemaine, o Geelong e o Melbourne University. Apenas dois anos depois das regras terem sido definidas, o primeiro troféu da modalidade – a Challenge Cup – entrou em disputa, coroando o Melbourne University como seu primeiro campeão.

Em 1866, um conjunto atualizado de regras foi implementado, e o Futebol de Melbourne se tornava Futebol Vitoriano, nome que perdurou por mais de um século. Foi só em 1989, com o torneio já popularizado por toda a Austrália, que nasceu a Australian Football League (AFL), sua principal liga.

Hoje com 18 clubes e milhões de apaixonados na Oceania e no mundo, a AFL joga sua Grand Final anualmente no Melbourne Cricket Ground, com capacidade para 98 mil espectadores, o que faz da partida a decisão de um torneio de clubes com maior público em todo o mundo.

Na primeira final da AFL, em 1990, deu Collingwood / Foto: Google Images

 

Regras básicas:

Quantos jogam? 22 jogadores em cada time, com 18 em campo de cada vez

Quem joga? A principal modalidade é masculina

Com o que se joga? Proteção bucal e um leve capacete opcional

Onde se joga? Em um campo oval com uma largura entre 110 e 135 metros e um comprimento entre 135 e 185 metros.

Marcando pontos: Nas extremidades do campo, há um conjunto de quatro postes: dois maiores, paralelos, e dois menores. Os maiores são chamados de “traves”, enquanto os outros dois são “postes”. Para anotar pontos, é preciso chutar a bola. Caso ela passe entre as traves, seis pontos são contados. Caso a bola passe entre um poste e uma trave, é marcado um ponto. O mesmo vale para lances em que a bola acerte os postes ou a trave.

Últimos campeões, AFL:

2015: Hawthorne 107-61 West Coast

2014: Hawthorne 137-74 Sydney

2013: Hawtorhne 77-62 Freemantle

2012: Sydney 91-81 Hawthorne

 

2011: Geelong 119-81 Collingwood

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *